quinta-feira, 8 de maio de 2008

NECESSÁRIO

"Uns queriam um emprego melhor; outros, só um emprego.
Uns queriam uma refeição mais farta; outros, só uma refeição.
Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver.
Uns queriam pais mais esclarecidos; outros, ter pais.
Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar.
Uns queriam ter voz bonita; outros, falar.
Uns queriam silêncio; outros, ouvir.
Uns queriam sapato novo; outros, ter pés.

Uns queriam um carro; outros, andar.

Uns queriam o supérfluo; outros, apenas o necessário."


O pior de tudo é quando deixamos o sofrimento e a angústia, por não termos o que ainda não alcançamos, tomar conta do nosso coração e esquecemos abafado o sentimento de gratidão por tudo aquilo que já possuímos. E não falo apenas sobre coisas materiais, mas também sobre nossa espiritualidade. Quantos ainda nesse mundo, não têm a consciência de que o objetivo maior dessa vida é alcançar a luz da alma? Damos tanta importância ao que não podemos carregar pela eternidade, àquilo que um dia não poderá nos acompanhar mais... o nosso objetivo é sutil e sublime - é luz... por isso não cabe levar rancor ou mágoas, moedas ou tesouros... tudo isso pesa e não combina com a leveza a qual o nosso ser se destina!!!

Temos que aprender a priorizar o necessário e agradecer por essa consciência, pois é o mínimo para os muitos passos que ainda daremos nessa grande caminhada!!

Emmanuel por Chico Xavier

A Vida é um Rio

"Caminhos sei mais de cem
Amores vi mais de mil
Assim como sei naõ sei
Assim como fui voltei
As vezes que já parti
As voltas que o mundo deu
Assim como sei, não sei
Assim como fui , voltei
A vida é isso, pode ser boa
A vida é um rio e nós somos canoas


A vida é isso, pode ser boa
A vida é um rio e nós somos canoas
Quem dera sentir saudades
Saudades, às vezes, faz bem
Meu coração viajando
Anda querendo encontrar alguém
História muitas vivi
Só por gosta de viver
As voltas que o mundo deu
Vamos seguindo você e eu "



(Fábio Jr; Composição: Almir Sater e R. Teixeira)

Temores de mãe


Para minha querida AnClDrns***
Às vezes, temo esse seu aparente desânimo perante a vida. Você é tão inteligente, tão perspicaz, mas precisa acreditar mais, agir mais em prol de realizar o que deseja e, antes de tudo, meu amor, você precisa QUERER ALGO REALMENTE e ir à conquista disso pra você. Não pense q será fácil, nem que todos os seus esforços serão recompensados ou exitosos, mas tenha certeza que todas as tentativas serão enriquecedoras, no mínimo, fortalecedoras. E todos os elementos dessa estrada (terra, pedras e flores) serão também elementos constituintes de sua história e, por isso mesmo, muito significativos. Sonhos, planos, experiências, resultados, sentimentos é o q somos.
Você é capaz do que quiser, só precisa acreditar...

UM GDE ABRAÇO, PEQUENA GRANDE FLOR EM BOTÃO.

Entre o tudo e o nada, permanecem as afinidades...

"A AFINIDADE não é o mais brilhante, mas o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos. O mais independente. Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades. Quando há AFINIDADE, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto, no exato ponto em que foi interrompido."

(Artur da Távola)

Travessias...



Feliz por vc, amiga. Quis guardar seu melhor texto desses últimos tempos, senão em coerência, mas em vitalidade. Eis o realmente o tornou fascinante aos meus olhos.

Não, hoje não vim para escrever sobre dores, frio, insônia, nervosismo, lamentos ou fazer balanço do não-saber-quem-sou.Como de costume, ponho músicas aleatórias todas as noites... me ajudam a pensar. E num repeat sem fim crio imagens que acompanham o fim dessa tempestade. É.. está estiando, o clico fechando, outro começando. Eu sei!(...) e no player....
"Eu não quero mais correrVou cuidar do meu jardimTrago flores pra vocêDeixo o tempo lhe mostrarNossa historia é mesmo assim"
Parei de querer interferir, de artificializar a mudança...Tão dangerizada estava no roda-mundo que esqueci de perceber os progressos... Optei por remoer o não-dito. Que tola!
"Pára, meu coração, não penses!"repeatAtirei uma pedra na sua janela, uma que não fez o menor ruído, não quebrou, não rachou, não deu em nada....As coisas sempre competem com nossas escolhas, as músicas, os livros, as pessoas...e no player..." E se viráSerá quando menos se esperarDa onde ninguém imaginapara todo mal, há cura."(...)
Hoje li um texto que dizia que aos 5 anos de idade o mundo é esmagadoramente mais forte do que a gente; aos 30 também, mas nesse caso "aprendemos umas manhas que, se não anulam a desproporção, ao menos disfarçam nossa pequenez". O conhecimento é, pois, uma benção e uma condenação: compreendermos a origem de nossos incômodos é sempre um exalar de possibilidades, inclusive negativas. E no player...
"É a verdade o que assombraO descaso que condena,A estupidez o que destrói"...
Puxa.. se me lembrasse o autor, mas creio que ocupei a mente com o que importava do texto:
"Palavras são ferramentas que usamos para desmontar o mundo e remontá-lo dentro da nossa cabeça." Do resto nao sei dizer.. no player agora
"Metal contra as nuvens..." o mundo conspira também a favor. repeat, repeat...
"Eu vejo tudo que se foiE o que não existe maisTenho os sentidos já dormentes,O corpo quer, a alma entende."Parece que o mar não está mais vazio... Desisto! essa música, essa letra, esse arranjo...no player..."Tudo passa, tudo passará...E nossa estória não estará pelo avessoAssim, sem final feliz.Teremos coisas bonitas pra contar.
(Certa vez... numa alegria meio "Thelma e Louise" dentro do carro, minha amiga e eu nos olhávamos e entoávamos juntas, sorrindo e tentando arrancar uma da outra as certezas dessa letra...)"E até lá, vamos viverTemos muito ainda por fazerNão olhe pra trásApenas começamos.O mundo começa agoraApenas começamos."A tempestade acabou e junto com ela um emaranhado de palavras confusas acima.... Não me importo, não se importe também... Ouça, apenas...Não olhe pra trásApenas começamos.O mundo começa agoraApenas começamos."